domingo, 10 de janeiro de 2010

Raid BTT Inverno


Chegados ao domingo e a manhã já não se apresentava como nos dias anteriores, estava bem mais fria e bastante cinzenta, mas não nos fez mover de ir ao Raid BTT Inverno, organização acabo dos Róódinhas, tinham dois percursos um de 50km e outro de 25km, optámos por ir ao de 25km pois este domingo seria a estreia do nosso novo atleta do Team Santos num passeio a sério e que a sério.
Saímos de casa por volta das 7h00 em direcção à Benedita pelo caminho já o termómetro da viatura marcava 1Grau, chegados ao ponto de concentração estava um frio de rachar, fomos logo levantar os frontais, o secretariado foi bem rápido, mas coitadas das senhoras estavam mais que encolhidas, o pessoal via-se que não tinham a menor vontade de tirar as bikes das viaturas, chegava a hora da partida e já se começava a ver algum movimento a malta aquecia pois não podiam parar, nós preparámos tudo mas mesmo assim andávamos indecisos o pequeno é que mandava não queríamos que tivesse uma má experiência, mas lá se decidiu a ir para a partida já bem depois das 9h00 deu-se inicio, os primeiros 2km foram em alcatrão, ai já alguns voltavam para trás para desistir.
Começava a pingar e o vento a empurrar para trás, chegava-mos aos trilhos, bastante agradáveis havia alguma lama, mas nada que fosse de se agarrar aos pneus, já quase a chegar aos 7km o André estava aflito das mãos, dizia que estavam congeladas e tinha 2 pares de luvas, nem assim resolveu, já pensava em voltar para trás, eu como levava 2 pares decidi emprestar um par só que depois as luvas dele não serviam, conclusão tivemos que optar por ele levar os meus dois pares de luvas, nem sei como ele conseguia mexer as mãos com 3 pares enfiados lol…lol, continuei sem luvas, durante uma série de quilómetros não me fez diferença.



Um percurso onde os single tracks eram espectaculares, as descidas tinham alguma inclinação e bastante pedra não fosse terreno da serra, o piso estava um pouco escorregadio mas fiquei bastante admirado com o André sempre descontraído desceu tudo e subiu a parte mais técnica, aí começara a nevar, sensação espectacular.


Foi um Raid onde aconteceu de tudo nevou, choveu, caiu granizo e o vento era tão forte que a direito o pessoal não conseguia andar em cima das bikes, quando começámos a subir, pois íamos passar numa cota bem alta na Serra dos Candeeiros, a dado momento a força do vento era tanta que quase nos atirava ao chão, a bike ao meu lado chegou a levantar as rodas do chão nunca me tinha acontecido um Raid assim, o André nem conseguia andar pois era atirado para o lado tive que transportar a bike dele, a Sandra ajudou a transportar a bike de outro atleta jovem que ia de rastos,



começávamos a descer e nem assim a bike andava, tínhamos que pedalar o que dava uma sensação de estar a subir os Pirinéus pois éramos projectados para trás, as pás das eólicas rodavam com velocidade estonteante, foi uma bela estreia a do meu pequenote, chegados ao posto de abastecimento comecei a entrar em hipotermia, não conseguia mexer as mãos e nem tinha reflexos, apareceu uma carrinha e fui pedir se nos levavam ao ponto de chegada e só tenho a agradecer ao Morcegos BTT a boleia que nos deram até ao carro pois sem eles ia ficar muito difícil com as condições climatéricas que estavam.
Resultado, o André portou-se à altura deste passeio e eu fiquei com a ponta dos dedos queimados do frio, mas há males que vêm por bem, pelos menos este passeio não nos vamos esquecer dele tão depressa.

Boas pedaladas e divirtam-se

5 comentários:

  1. Olá família Santos!
    Antes de mais, as melhoras para ti Jorge.
    Parabéns aos trÊs, pois pedalar em condições dessas já é teste de sobrevivÊncia.

    Cumprimentos

    Tiago )BttOledo)

    ResponderEliminar
  2. Boa noite amigos, bem só tenho mesmo que vos dizer que efectivamente vocês estão mesmo de parabéns, pois pedalar nessas condições, não é pra todos e ainda por mais com uma estreia do campeão,André.
    Eu ontem também fui até Pontével - Cartaxo e ao chegar vi logo o frio que estava, mas efectivamente eu ia e vou sempre bem preparado, mas vi lá pessoal de calções rsrsr.
    Continuação de boas pedaladas e Domingo vou até Sepins Cantanhede.

    ResponderEliminar
  3. Olá amigos, é verdade nunca tinha apanhado este tipo de condições climatéricas, mas sobertudo foi um grande desafio para o meu pequenote que não deu parte de fraco nem se queixou tirando a parte do frio das mãos lol lol.
    Espero voltar a encontrá-los brevemente.

    Um abraço
    Jorge

    ResponderEliminar
  4. Ui Ui até doi só de imaginar!!!
    Estão de parabens!!
    Beta

    ResponderEliminar
  5. Boas, a muito que não visitava este blog...sim senhor este relato esta muito fixe a iniciar um chovem nas lides do Btt..e para estreia foi logo puro e duro. Bom relato

    ResponderEliminar